Foto feita na praia do Futuro, aqui em Fortaleza |
A família de Luiz Carlos Prestes vive às turmas por conta da memória do líder comunista. No ano passado, a filha de Prestes e de Olga Benário, Anita Leocádio Prestes, criticou o uso da imagem de seus pais no programa partidário do PCdoB, em rede nacional de televisão. Em resposta , a socióloga Ana Maria Prestes Rabelo, membro do Comitê Central do PCdoB e neta de Prestes, contestou a postura da tia, lembrando que a trajetória do avô “é uma referência na história mundial do século 20” e não pode ser vista como um bem pertencente a qualquer um de seus herdeiros.
Agora, de novo, o conflito familiar está em evidência nas manchetes: a filha de Prestes foi contra a publicação de uma foto, publicada na mais recente edição da Revista de História, mostrando o pai,de sunga, tomando banho de sol. Ela ficou indignada com a exposição da vida íntima de Prestes. Por outro lado, a viúva Maria Prestes, rebateu as críticas, dizendo que era desrespeito imaginar que em toda a sua vida ele só andou de gravata. Ele andava sim de sunga, camiseta e adorava seu chinelo. E acrescentou que Anita nunca viveu com o pai na intimidade, e "é um espanto para ela ver Prestes de carne e osso".
Segundo o blog do jornalista Ancelmo Goes, o registro de Luiz Carlos Prestes (1890-1989) foi feito meses antes dele morrer, bem à vontade, de sunga, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O registro, feito pela viúva, Maria Prestes, ilustra reportagem da Revista de História, da Biblioteca Nacional, que revela a intimidade do líder comunista em cartas e fotos inéditas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário