2 de jun. de 2011

Fotojornalismo/arte
em exposição no
Fórum Autran Nunes


 Dentro da programação cívico-cultural que acontece todos os meses no Fórum Autran Nunes (Av. Tristão Gonçalves, 912 – Centro) será inaugurada, amanhã-feira (dia 3), a partir da 8 horas, a exposição “Fotojornalismo, a Notícia como Arte”. A mostra  acontecerá logo após a solenidade de hasteamento de bandeiras, no pátio externo do edifício Dom Hélder Câmara. São 60 imagens premiadas dos acervos dos jornais O Povo e Diário do Nordeste.  A iniciativa é uma realização de Porto Freire Engenharia com o apoio dos jornais Diário do Nordeste e O Povo, Espaço Cultural Porto Freire e Fórum Autran Nunes.
  A exposição tem a curadoria do artista plástico Roberto Galvão e dos editores de Fotografia dos jornais participantes, Alcides Freire (O Povo) e Eduardo Queiroz (Diário do Nordeste). Além de apresentar ao público imagens que marcaram época e foram premiadas nacionalmente, “Fotojornalismo, a Notícia como Arte” propõe uma reflexão sobre a Fotografia como jornalismo e, também, como expressão artística.
“Estamos vivendo o século da fotografia. E vejo na iniciativa da Porto Freire um olhar de vanguarda, que teve início com a exposição do Tiago Santana e agora mostra ao público cearense imagens de vários fotógrafos que testemunham através de suas fotos o nosso cotidiano”, avalia Eduardo Queiroz.
Dentre as fotografias do acervo do Diário do Nordeste, o editor destaca duas: a rebelião no IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate), quando Dom Aluisio Lorscheider – à época arcebispo de Fortaleza - foi feito refém, do repórter fotográfico Luciano Arruda; e a foto da greve dos ônibus, de Natinho Rodrigues, ambas premiadas nacionalmente.
Já Alcides Freire, do O Povo, diz que o acervo escolhido reúne “uma diversidade de olhares e assuntos, na busca curiosa pela compreensão das questões que cercam o ser humano”. E complementa: “A proposta das imagens é levar a um encontrar-se com o outro e consigo mesmo, nos fios luminosos que tecem nossa memória”, poetiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário