3 de fev. de 2011

Morre a atriz Maria Schneider
de O último tango em Paris

O Globo

A atriz Maria Schneider, que protagonizou com Marlon Brando um dos filmes mais polêmicos da história do cinema, O Último Tango em Paris- que provocou escândalo na década de 70 por suas cenas de sexo e nudez, incluindo a famosa cena da manteiga -, morreu nesta quinta-feira pela manhã em Paris, aos 58 anos, em consequência de uma longa doença, segundo informou a família.
Em uma entrevista de rara franqueza ao jornal britânico Telegraph, a atriz francesa Maria Schneider – que ficou famosa pela cena de sexo anal com Marlon Brando e uma barra de manteiga em “O último tango em Paris” (1972) – revelou que já fez um pouco de tudo na vida: foi viciada em cocaína e heroína, dormiu com homens e mulheres, internou-se rapidamente em um asilo para doentes mentais de Roma.
Mas a única coisa de que ela se arrepende foi ter participado do filme de Bernardo Bertolucci quando tinha apenas 19 anos, em sua estréia como atriz. “Se eu pudesse voltar no tempo, teria dito não. Teria feito meu trabalho gradualmente, discretamente. Eu teria sido uma atriz, mas de maneira mais tranqüila”, ela diz na entrevista.

Schneider conta que se sentiu humilhada pela cena de sexo anal, que não estava no roteiro e foi proposta por Brando. “Quando me falaram da cena, eu tive uma explosão de raiva. Eu joguei tudo que estava à minha volta. Ninguém pode forçar alguém a fazer algo que não está no script. Mas eu não sabia isso. Eu era muito jovem. Então, eu fiz a cena e chorei. Minhas lágrimas em cena eram verdadeiras.”
Mas as palavras mais duras da entrevista não foram dirigidas a Brando, mas sim a Bertolucci. “Ele manipulava a todos no set. O próprio Brando disse depois que se sentiu estuprado pelo cineasta. Ele tinha 48 anos. E era Marlon Brando!”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário