25 de jan. de 2011

Filme sobre realidade brasileira
vai concorrer ao Oscar
O documentário Lixo Extraordinário, sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário. Dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, o filme tem nome internacional de Waste Land.
Os outros filmes indicados na categoria são Exit through the Gift Shop, do artista de rua Banksy, Gasland, Inside Job, este sobre a crise financeira de 2008 e 2009, e Restrepo.
O documentário Lixo extraordinário, co-produção do Brasil e Reino Unido, foi anunciado nesta terça-feira (25) como um dos indicados para o Oscar de Melhor Documentário. Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.
Gravada ao longo de três anos, a obra acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ) - considerado o maior da América Latina e cenário de outro documentário premiado, Estamira (2004), de Marcos Prado. A trilha sonora foi composta pelo músico americano Moby.
Lixo extraordinário concorre pelo prêmio com os documentários Exit through the gift shop, do artista plástico Banksy; GasLand, de Josh Fox; Trabalho interno, de Charles Ferguson; e Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger.
A entrega do Oscar será feita dia 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo para mais de 200 países. Os atores James Franco e Anne Hathaway serão os apresentadores da cerimônia. As informações são do G1.
Veja o trailer:

Ag. Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário