20 de dez. de 2010

David Byrne canta
Asa Branca
Deu na Folha
“Se ouvir uma voz parecida com a de David Byrne cantando sobre a levada do clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, não se preocupe. Você não está delirando. É ele mesmo.
A versão -mezzo em português, mezzo em inglês- que o ex-Talking Heads fez para a música é um dos destaques de “Bonfires of São João”, segundo disco do Forró in the Dark, grupo que faz o mais brasileiro dos forrós… em Nova York.
Criado pelo instrumentista Mauro Refosco, que há anos toca com David Byrne, a banda começou como uma brincadeira e acabou se tornando um “hype”, graças à temporada que mantém no descolado bar nova-iorquino Nublu, onde está em cartaz há quatro anos.
A história teve início numa festa de aniversário de Refosco, que, fã de forró, convidou os amigos para tirar um som no boteco. “O forró é um estilo pulsante, muito fácil melodicamente e harmonicamente. É um tipo de música muito simples de gostar e se identificar.”
Logo, conta ele, o lugar passou a ser freqüentado por famosos, como o produtor Moby. O fato de o forró ser uma novidade por lá deu o empurrão que faltava para eles chamarem também a atenção da crítica e emplacarem reportagens em publicações como a revista semanal “Time Out” e o jornal “New York Times”. “Aqui, o que é conhecido é a bossa nova e os “beats” de bossa nova que os DJs tocam. Essa coisa de “sala de reboco” não existia”, diz.”…
O ARTISTA
David Byrne (14 de maio de 1952, Dumbarton, Escócia, Reino Unido) músico, compositor e produtor musical, é  famoso por ter fundado a banda Talking Heads, em 1974, um dos grupos precursores do new wave e worldbeat. Já foi premiados com diversos Grammys. Por seu trabalho como compositor de trilhas sonoras, já recebeu o Oscar e o Golden Globe. Como membro do Talking Heads, Byrne foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. (wikipédia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário