6 de out. de 2010

Street View: deboche e constrangimento





Street View, o serviço de mapeamento fotográfico de ruas, pertencente ao Google, lançado esta semana em 51 cidades brasileiras, além de registrar cenas constrangedoras, já está sendo debochado por onde os carros, equipados com as máquinas fotográficas, passam.  Cenas como um rapaz coçando o sexo,  uma prostituta e um travesti mostrando os seios, outro  dando um  dedo e um pessoa vomitando...
O objetivo da ferramenta do Google, difundida pelo mundo afora, é para ajudar na localização de endereços, entretanto levanta questões como intimidade, direito à vida privada.
Nos países, onde os carros, cada um com nove câmeras digitais acopladas no teto, estão  levantando polêmica. A República Tcheca proibiu novas fotografias e, na Alemanha, mais de 100 mil moradores, preocupados com a privacidade, pediram ao Google que apagasse a fachada de suas casas da internet, antes mesmo de o serviço entrar no ar no país.

Em nota, o Google diz que um programa borra rostos e placas de carros e que retira a imagem se o internauta pedir. A expectativa da empresa é que, em um ano em meio, todas as ruas das mais de 5.000 cidades brasileiras estejam documentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário