14 de set. de 2010

O Grito que não houve


O ator Tarcisio Meira ,no papel de Dom Pedro, celebrizou, no filme Independência ou Morte- 1972,
uma farsa histórica

Comecei a ler o 1822, do jornalista Laurentino Gomes (o mesmo autor de 1808), e que narra os acontecimentos posteriores à volta de Dom João VI para Portugal e descreve o papel de personagens como Dom Pedro e José Bonifácio, entre outros na independência do Brasil.
Mas o que quero destacar aqui é que nas primeiras páginas do livro, o autor assegura que Dom Pedro, no dia 7 de setembro de 1822, na ocasião às margens do riacho Ipiranga, estava com uma tremenda dor de barriga, não montava um belo cavalo e sim uma mula...e não gritou a célebre frase, tida como oficial, e ensinada nas escolas: “Independência ou Morte”.
Laurentino Gomes localizou o documento escrito pelo padre Belchior, que registrou o que havia testemunhado naquela tarde histórica. Pela descrição do padre não houve sobre a colina o brado.
Na realidade, ainda segundo o autor, a famosa proclamação aconteceu momentos depois, mais adiante, conforme outro relato, o do coronel Marcondes, e numa venda próxima ao riacho. O local hoje é conhecido como "Casa do Grito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário