6 de jun. de 2010

Copa do Mundo

A mais bela defesa

Gordon Banks é considerado um dos maiores goleiros do mundo em todos os tempos. Defendeu o English Team por 73 vezes entre 1963 e 1972. O mais célebre momento de sua carreira foi na Copa de 19, defendendo uma cabeçada de Pelé.

Só que muitos anos depois, ele se arrependeu de ter praticado tão bela defesa. No depoimento, ele fala com arrependimento sobre sua importante defesa no jogo que terminou com vitória brasileira por 1 a 0. "Naquele dia eu consegui parar o maior jogador de todos os tempos. Muitas pessoas se orgulham daquela defesa. Se eu soubesse que aquele gol seria tão importante hoje, não teria defendido aquela bola. Desculpe, Pelé. Desculpe...".

O arrependimento de Banks refere-se à iniciativa do Pelé em ajudar o hospital Pequeno Príncipe, através do programa de responsabilidade social, chamado Gols Pela Vida. Após o depoimento do goleiro, o locutor explica que os gols de Pelé agora ajudam a salvar vidas. Que cada gol do Rei do Futebol - no total 1283 - virou uma medalha numerada e que a renda da campanha será toda revertida para pesquisas médicas do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba - PR.

As imagens, dirigidas pelo brasileiro Felipe Figueiredo, da produtora Cine, mostram Gordon Banks, na cidade de Stoke-on-Trent, na Inglaterra, no estádio do último time onde o goleiro atuou - o Stoke City Football Club - e ao lado da estátua erguida em sua homenagem.t="385">

Nenhum comentário:

Postar um comentário