28 de mai. de 2010

Viajo porque preciso, volto

porque te amo

Gente, aqui neste pedaço sempre divulguei lançamentos de filmes com vídeos, comentários e textos sobre as obras. Tem um filme que ainda não foi lançado aqui em Fortaleza, mas brevemente estará nas telas, e que eu recomendo mesmo. O título do filme é Viajo porque preciso, volto porque tem amo.

Recém-separado da mulher, o geólogo José Renato ( vivido pelo ator Irandhir Santos, ou melhor, por sua voz, já que não aparece na tela). é enviado para realizar uma pesquisa de campo em que terá que atravessar todo o sertão nordestino. O objetivo é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. Para muitos dos habitantes, o canal será uma solução, uma possibilidade de futuro e esperança. Mas para aqueles que moram próximo ao novo canal, ele significa desapropriação, partida, perda. Muitos lugares por onde José Renato passa serão submersos; muitas famílias que ele encontra serão removidas. O geólogo começa a se identificar com o vazio, o abandono e o isolamento.

Viajo porque preciso, volto porque te amo, misto de documentário e ficção assinado por Marcelo Gomes, pernambucano, e Karim Aïnouz, cearense, e demorou mais de uma década para chegar ao que é hoje. Depois de passar pelo Festival de Veneza, ganhar prêmios no Festival do Rio e fazer boa figura nas salas digitais do Sudeste.

O trailer é de arrepiar e nos faz viajar de amplas maneiras, a partir das nossas lembranças, percorrendo as estradas, vendo lugares, pessoas. Só pelo trailer é um filme que mexe com emoções:

Um comentário:

  1. Recomendado por você, o filme deve ser realmente bom. É pelo fato de você ser crítico e tem um certo bom gosto. Vou assistir.

    ResponderExcluir