18 de jan. de 2010


Veja errou

Quem trabalha em redação de jornal ou em outras publicações simalares fica extasiado quando ver uma foto da alta qualidade técnica e que expressa com sensibilidade o flagrante captado. E, geralmente procura-se saber quem é o autor da obra. Foi a curiosidade que me aflorou quando vi a capa da revista Veja desta semana: uma mão estendida entre os escombros da tragédia no Haiti. Só que, nas chamadas das matérias e nos créditos das fotos não consta o nome do fotógrafo autor do registro.


Achei esquisito tal omissão, pois imaginava que o trabalho teria sido feito in loco pela equipe de reportagem da empresa.Minhas dúvidas foram dirimidas quando recebi a revista Época, pois, por coincidência, a mesma imagem ilustrava também a capa da publicação. Ficou esclarecido: Veja enganou o leitor que pensava que tal foto representava o talento de um profissional de sua equipe. Na realidade a peça havia sido adquirida pelas duas revista à Agência de notícias AP.


Época cumpriu a legislação do direito autoral, citando a fonte da foto e seu autor: The Miami Herald – Patrick Farrell/AP. Quanto a Veja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário