6 de jun. de 2012

Imagem contra a guerra


A capa da revista Piauí deste mês de junho traz o desenho de Koren Shadmi inspirado na famosa foto Tasting Victory, de Alfred Eisenstaedt e feito especialmente para a exposição "Artist Against War, da Sociedade of ilustrators de Nova York, contra a invasão do Iraque. Essa mostra reviveu uma exposição semelhante, de 1973, em protesto contra a guerra do Vietnã.





História da  foto original


Esta é uma famosa fotografia de Alfred Eisenstaedt que retrata um marinheiro norte-americano beijando uma jovem mulher em um vestido branco no Dia V-J na Times Square em 14 de agosto de 1945. A fotografia foi originalmente publicada uma semana após na revista Life, entre muitas fotografias das celebrações em torno do país que foram apresentados em uma seção de doze páginas chamada Victory. A pose beijando era a favorita dos fotógrafos que cobriam a guerra na época e muitos deles incentivavam as pessoas a fazer esta pose, mas Eisenstaedt estava fotografando um acontecimento espontâneo, que ocorreu em Times Square como o anúncio do fim da guerra contra o Japão feito pelo Presidente Truman.

Comentário meu -  vejam caros internautas como os fatos são contextualizados: a foto de Alfred Eisenstaedt ficou sendo uma das principais imagens do século XX, pois era publicada no término de um conflito mundial.  Alegria entre os países aliados.
A ilustração de  Koren Shadmi, inspirada na foto de exaltação ao fim da guerra, promove um protesto contra os americanos na invasão do Iraque. O abraço  do soldado (ele todo armado para o combate) com as mãos sujas de sangue. Genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário