A última foto e entrevista de Barros Pinho - Arquivo Singular |
Faleceu hoje, dia 28 de abril, às 06h da manhã, em Fortaleza, o poeta José Maria Barros de Pinho. Homem público, exerceu importantes funções, tanto no âmbito Estadual como Municipal. Foi Vereador, Deputado Estadual e Prefeito Municipal de Fortaleza. Atuou principalmente na área da Cultura. Foi Secretário Estadual de Cultura e Desportos e Presidente da Fundação Cultural de Fortaleza, hoje Secultfor. Exercia, atualmente, igual cargo no Município de Maracanaú.
Poeta dos mais festejados, publicou diversos livros entre eles: Planisfério, O Circo Encantado, Natal do Castelo Azul, A Viúva do Vestido Encarnado e 70 Poemas para Orvalhar o Outono. Era membro da Academia Cearense de Letras, entidade da qual era Vice-Presidente.
Pertencia aos quadros do Clube do Bode, do qual foi Fundador.
Deixou uma legião de amigos que lamenta sua partida.
Barros Pinho deu a sua última entrevista e foi na edição deste mês de abril da Singular, sob o título "Da família real à virtual, os sebos continuam na vitrine", de autoria do repórter Jair Melo. Na referida matéria, o poeta dizia: "Estamos vivendo hoje a era do mundo virtual, mas o homem tem necessidade da palavra, o homem tem necessidade de ar, tem necessidade de viver".
O poeta foi profético.
A sua missão naterra foi um sucesso.Que Deus te dê a recompença.
ResponderExcluir