21 de dez. de 2011

Comercial antigo

Por coincidência ou não, no  ano de 1986 em que a Mesbla inovou na comunicação, veiculando campanha natalina na televisão,  era decretada a falência da empresa com dívida de mais de um bilhão de reais. O público acostumado aos comerciais de fim de ano com ofertas e o simbolismo do Papai Noel sempre presente, surpreendeu-se com filmes que mostravam pessoas comuns relatando espontaneamente as suas expectativas  em relação ao Natal, respondendo perguntas feitas nos bastidores pelo repórter Tim Lopes (que seria brutalmente assassinado por traficantes do Rio de Janeiro em 2002). A ideia original da campanha foi do Paulo Novis da Provarejo, house-agency do  magazine, que imaginou entrevistas na rua; ideia aperfeiçoada pela Aba Filmes com Direção de Andres Bukowinski que montou um estúdio volante, num caminhão, e uma equipe de três produtores para identificar populares com expressão interessante,tipificados pela vestimenta.
Ao todo foram gravados 150 depoimentos, a maioria aproveitados em 6 filmes de um minuto cada. Não foi usado nenhum figurino (algo inusitado em se tratando de um magazine de roupas) ou maquiagem e a luz do estúdio volante era controlada através de cortinas improvissadas nas janelas do veiculo, este também com isolamento acústico. Campanha de iniciativa do Departamento de Propaganda do cliente, a Provarejo, criação de Delano Davila, Fred Coutinho e Russo, premiada com o Grand-Prix do Prêmio Profissionmais do Ano da Rede Globo e ainda no Festival Brasileiro de Propaganda da ABP. Na época teve grande repercussão e agregou valor humano à marca. Infelizmente a comunicação da empresa carecia de um rumo estratégico e entre altos e baixos foi definhando e hoje transcorrida quase uma década do fim das atividades o seu “recall” não é nada digno de se mencionar.
Fonte: Nelson Varón Cadena  (almanaquedacomunicacao.com.br/blog)

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