25 de mai. de 2011

Músico considerado maluco
no Brasil é sucesso nos EUA
Quase 40 anos depois de lançar seu álbum autoral que foi um fracasso aqui no Brasil, o maestro Arthur Verocai, hoje em dia, é respeitadíssimo nos Estados Unidos e no Japão. Arthur fez arranjos para Ivan Lins, Jorge Bem Jor, Nelson Gonçalves, Tim Maia, Erasmo Carlos. Luis Melodia, Gal Costa e outros famosos daquela época dos anos 1960 e 1970. Incompreendido pelas gravadoras, e considerado maluco no mundo artístico, começou a recusar arranjos, por conta de imposições e concessões. E lançou um disco, em 1972 que não aconteceu no mercado. Deixou de gravar e para sobreviver foi fazer jingles publicitários.
37 anos depois, o disco estourou nos Estados Unidos, sendo difundido na cena hip hop e pelos DJs. O crescente culto em torno dele fez com que o maestro se apresentasse para uma plateia de 1.200 pessoas, no Los AngelesTheatre Center, acompanhado por um grupo de quase 40 músicos que reproduziram com fidelidade os arranjos originais do álbum. O espetáculo está no DVD da série Timeless, da produtora Mochilla, dedicada à memória de grandes arranjadores esquecidos ao redor do mundo.
Vejam o brasileiro regendo a orquestra executando  Pelas Sombras de Vitor Martins, cantada por Carlos Dafé, com arranjo dele: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário