29 de dez. de 2010

Violinista famoso foi
praticamente
ignorado na estação de metrô


O jornal Washington Post patrocinou, em 2007, uma experiência, no mínimo singular: durante 45 minutos, o famoso violinista Joshua Bell tocou em  seu Stradivarius, de1713  e avaliado em 3,5 milhões de dólares, na estação L`Enfant Plaza no centro de Washington entre as 07.15 e as 08:00. A indiferença dos transeuntes foi quase que total, pois somente seis minutos após o início da execução da música Chaconne, de Johann Sebastian Bach, é que uma pessoa parou para ouvi-lo.
Segundo o Washington Post, três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall em Boston, onde os melhores lugares custam cerca de cem dólares, mas na estação de Metro foi praticamente ignorado pela esmagadora maioria das 1.097 pessoas que passaram à sua frente durante esse período de tempo. "Foi uma sensação muito estranha aperceber-me de que as pessoas me estavam a ignorar", disse Bell, habituado aos aplausos dos amantes da música. Num concerto eu fico irritado se alguém tosse ou se um telemóvel toca. Mas na estação de Metro as minhas expectativas rapidamente diminuíram. Comecei a ficar agradecido pelo mínimo dos reconhecimentos, mesmo um simples olhar. E fiquei muito agradecido quando alguém punha um dólar na caixa e não apenas alguns trocos", acrescentou Bell. O artista estava vestido de jeans e t-shirt branca e com boné de um clube de basebol local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário