2 de mar. de 2010

O fascínio dos gatos
O segundo maior musical da Broadway (atrás de O fantasma da Ópera),Cats será montado pela segundo vez, no Brasil, neste mês, somente em São Paulo, depois de 29 anos. Baseado no livro de poemas infantis Old possum’s book of practical cats, escrito pelo poeta americano T.S. Eliot, em 1939, conta a convivência dos felinos no beco dos Jellicles, onde o líder tem a missão de escolher (com sabedoria e generosidade) o gato que irá para Heavyside Layer, um lugar especial onde existe a chance de começar uma nova vida.
A gata Grizabella, triste, isolada do grupo, proibida de participar, canta a clássica canção Memory, composição já interpretada por mais de 150 versões, e entre os intérpretes, Jose Carreras e Barbra Streisand.
Vejam um trecho do musical, encenado por uma companhia americana e Grizabella extravasando sua melancolia.
Que belo poema é Memory (traduzido):

"Luz do dia
Veja o orvalho no girassol
E a rosa que se desvanesce
Rosas murcham a toa
Como o girassol
Eu ansio girar meu rosto para o alvorecer
Estou esperando o dia.
Meia-noite
Nenhum som do pavimento
A lua perdeu sua memoria?
Ela esta sorrindo sozinha
Na luz da lampada
As folhas murchas aos meus pés
E o vento começa a gemer
Memória
Tão sozinha no luar
Eu posso rir dos antigos dias
Eu ainda era bela
Eu me lembro dos tempos que sabia o que s felicidade era
Deixe a memória viver novamente
Toda luz de rua
Parece piscar avisando
Alguém resmunga
E a luz de rua apaga
Logo será manhã
Luz do dia
Eu tenho que esperar pelo raiar do sol
Eu tenho que pensar em uma nova vida
E eu não devo desistir
Quando amanhecer
Essa noite também será uma memória
E um novo dia começará
Acabam as queimaduras de esfumaçados dias
O velho frio cheiro da manhã
A luz da rua apaga, outro noite termina
Outro dia amanhece
Toque-me
É tão fácil deixar-me
Tão sozinha com a memória
Dos meus dia de sol
Se tocar-me
Você entenderá o que é felicidade
Olhe
Um novo dia já começou".


Nenhum comentário:

Postar um comentário